O atendimento
Criar uma experiencia de atendimento perfeita não é algo simples. Envolve comunicação com o cliente, qualidade da comida, atendimento, ambiente…
É necessário que todos esses fatores estejam em harmonia, para proporcionar o melhor atendimento possível. Com tantas preocupações, muitas vezes erros e descuidos passam despercebidos, até chegar ao consumidor. De um atendente arrogante a um pedido equivocado, os motivos para ter clientes insatisfeitos são diversos. Mesmo assim, é possível prevenir e reverter essas situações.
Clientes insatisfeitos atingem clientes satisfeitos
Clientes insatisfeitos não pensam duas vezes ao compartilhar sua opinião sobre uma experiência ruim com amigos, colegas ou desconhecidos na internet. Assim, eles podem influenciar quem já tiveram boas experiências em seu negocio, por isso, é de extrema importância se posicionar rapidamente.
Saiba ouvir o cliente
A primeira atitude deve ser ouvir o cliente e entender o motivo pelo qual foi o erro cometido.
Existem diversos canais para ouvir oque os consumidores têm a dizer sobre seu negocio. Fazer bom uso deles pode ser uma boa estratégia para alcançar o atendimento perfeito.
É importante definir os canais de comunicação com o publico e, principalmente, saber se portar em cada um deles, para não agravar ainda mais situações que seriam facilmente resolvidas com um bom dialogo.
Acompanhe seus canais de comunicação
Para aperfeiçoar seu atendimento é indispensável monitorar o que seus clientes estão compartilhando sobre seu negocio na internet. Para isso, fique atento aos seus canais online, como: Instagram, Facebook, Tripadvisor e demais aplicativos e redes de avaliação e recomendação.
Ofereça soluções
Com as criticas identificadas, chegou a hora de responder o cliente, mostrar sua preocupação com seu bem estar e, o mais importante, oferecer soluções para o problema ocorrido. Mesmo que não seja cabível uma solução imediata, é fundamental mostrar que algo está sendo feito. Lembre-se de expor essa preocupação publicamente para que os espectadores da crítica e vejam sua preocupação e soluciona-la.
Estratégias complementares
Invista na capacitação e treinamento de sua equipe (incluindo entregadores, claro) e preze pelo uso de uniformes; Tenha uma presença virtual ativa e atenciosa; Ofereça as melhores ferramentas de pedidos para o cliente; Pense na possibilidade de incluir brindes e cortesias e, claro, esteja sempre disposto a ouvir o que seu público tem a dizer.
Assim, o atendimento perfeito se tornará parte do cotidiano do seu restaurante e os clientes saberão disso.
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