Uma pesquisa realizada no mercado norte-americano de consumo constatou que 84% dos usuários de smartphones pesquisam e comparam produtos por aplicativos ou pela web. O Fato comprova que tanto o Instagram, quanto o Facebook também se tornarem plataformas de vendas de produtos. O índice de engajamento no Instagram é quase seis vezes maior que no Facebook – são 4.1% contra 0.7%, respectivamente, o que o torna um potencial meio de vendas online
Deixe seu Instagram público
Pode parecer óbvio, mas tem muita marca fazendo perfis privados. Isso pode irritar o seu potencial cliente. Para quem tem como objetivo alavancar um negócio e vender pela rede social, ter um perfil público é primordial.
Crie conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham
A estratégia mais importante nesta rede social é ter conteúdo relevante que eduque, entretenha e inspire os seguidores. Isso é que vai fazer com que eles tenha interesse em seguir uma conta. Para isso, procure fazer uma pesquisa na rede social e na internet sobre quais os assuntos que seus clientes mais perguntam. O que eles mais se interessam? Sabendo o que as pessoas mais perguntam sobre o seu assunto, é mais fácil criar posts que falam sobre suas curiosidades.
O principal erro cometido é querer vender em todos os posts. As redes sociais foram feitas para criar uma conversa, um relacionamento. É por isso que 80% dos seus posts devem ser compostos por conteúdos que não estejam vendendo, enquanto 20% serão compostos por ofertas.
Crie vídeos sobre os produtos e serviços
Os vídeo mostrando seus produtos ou serviços contribuem para aproximar o consumidor da sua loja e marca. Tire suas dúvidas mostrando detalhes, proporções, acabamentos e vantagens. Lembre-se: quando você fala sobre benefício do produto em vez de questões técnicas e promoções, você é bem visto nas redes sociais. Ajude seus seguidores e não apenas venda. É assim que um produto deve ser exposto.
Use hashtags
As hashtags devem ser escolhidas de acordo com seu nicho e com o que está postando. Também use variações de hashtags com e sem acento. Escolha 30 hashtags e coloque-as no comentário do seu próprio post, dá o mesmo efeito que as hashtags colocadas na legenda, mas polui menos o post.
Seja visto
“Quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, poste todos os dias. Faça uma experiência com três posts ao dia: um de manhã, um de tarde e um de noite e verifique os resultados. Se você não tem tempo para produzir tantos conteúdos, existem alguns sistemas que agendam posts, facilitando seu trabalho.
Dê dicas aos seus seguidores
Aposte em dicas relacionadas ao seu nicho. As pesquisas feitas para criar conteúdos o ajudarão na criação dessas dicas. Com elas, você passa a ser uma autoridade no segmento e não apenas um vendedor.
Crie competições estratégicas
Faça competições para ter engajamento do seu público alvo na rede social.
Crie chamadas para ações
Por que você está marcando presença no Instagram? Cada post que você fizer no Instagram deve ser estratégico e incluir uma “Chamada para Ação”. Isto significa que você deve dizer para a pessoa o que ela deve fazer ou direcioná-la para alguma ação. Se você tem a atenção de alguém, você precisa assumir o controle da relação e dizer o que ela tem que fazer.
Ao enviar o consumidor para um acesso ao seu conteúdo gratuito ou para valiosas informações relacionadas ao seu negócio, você terá a chance de capturar o e-mail e construir um relacionamento com este possível cliente. Esta é uma das técnicas de transformar seu seguidor em cliente.
Divulgue seu Instagram de forma online e offline
Espalhe por aí que o seu negócio tem um perfil no Instagram com conteúdos relevantes. Faça isso em suas outras redes sociais e também de forma offline.
Descubra parceiros estratégicos e formadores de opinião
Pesquise parceiros e formadores de opinião que podem ajudar na divulgação do seu negócio no seu segmento. Também fique atento ao que eles estão fazendo nas redes sociais. Isso pode servir de inspiração para as estratégias direcionadas ao Instagram.
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