Você tem um negócio local e quer aumentar a visibilidade da sua fanpage? Pois esse post é pra você. Algumas pessoas acham que não vale a pena investir em Marketing Online, que é melhor o boca-a-boca ou mesmo contar somente com os canais tradicionais de divulgação, #FAIL. Particularmente, acredito que esse é o tipo de negócio ideal pra promover via redes sociais. Você já conhece seu público pessoalmente, sabe de onde vêm, pra onde vão, está alinhado com o momento da cidade, é conhecido localmente… Está tudo aí pra jogar na internet e aumentar exponencialmente suas vendas.
Quer coisa melhor do que ter ajuda da própria clientela pra divulgar os seus produtos ou serviços? Vamos dar uma olhada em algumas ações que podem alavancar suas vendas e fazer de você uma celebridade – local – online.
Fale de outros negócios locais
O mesmo vale para pessoas jurídicas, sempre que não for competência sua! Isso ajuda a criar uma rede de contatos, e se no Armazém do Povo (nomes fictícios) alguém perguntar onde há uma pousada de primeira, é bem provável que ele lembre da seu negócio de hospedagem.
* Usei o Bar do Capelão pelo incrível êxito de suas “contra-campanhas” de marketing. Pode parecer brincadeira, mas a Fanpage se dedica a criticar clientes – com bom humor -, sempre destacando aspectos negativos com total sinceridade. Sucesso de público e crítica e aula de marketing pra muito descolado que acha que sabe de tudo.
Compartilhar algo que faça menção a outros negócios também cria um link direto com os fãs da outra página. Você não perde nada, fica bem na fita e ainda soma simpatizantes. Ah, golaço se o outro negócio resolver compartilhar algo que tenha a ver com você; sabe como é, uma mão lava a outra.
Celebre experiências de seus clientes e fãs
Nada melhor do que um cliente feliz, ou uma conquista de membro de sua comunidade – que esteja vinculado à sua página 🙂 – tenha conseguido. Negócios que valorizam as experiências alheias mostram que se importam com a população local.
Outro ponto positivo é quando o protagonista da ação vê que você dá tanto valor ao fato marcante que escolhe compartilhá-lo em sua própria timeline.
Fale de você ou não, é um voto de confiança e, sinceramente, se uma loja compartilha algo meu que seja bacana, eu vou passar lá pra agradecer – e de repente compro alguma coisa, nem que seja outro dia.
Mais pra baixo também tem um exemplo do @Guaraná Jesus, que baseia boa parte do seu content da fanpage em fotos mandadas pelos fãs.
Não esqueça do humor e reflexões
O humor é uma potente ferramenta. Modifica momentos, informa, altera estados. Na internet também, na sua fanpage, mais ainda. As reflexões vão na mesma linha, humanizam a marca, deixam um empreendimento mais com cara de gente, digamos assim.
Difunda vídeos e imagens locais
Já falamos aqui do poder das imagens em uma estratégia de conteúdo online, e é lógico que dá pra aplicar ao seu negócio. Nesse ponto, você mesmo pode ser o criador do vídeo ou curar conteúdos de terceiros. Basta identificar algo que tenha a ver com sua marca ou que você possa vincular à sua imagem.
Um problema da cidade, uma celebração, um fato marcante, tudo serve pra você diversificar os conteúdos e pra criar uma relação de empatia com os fãs. É quase atuar como um jornal local, mas com notícias que seus seguidores queiram ver.
Pra quem não sabe, o Guaraná Jesus é super famoso no Maranhão. não é fácil encontrar fora do Estado, é uma bebida tipicamente local.
Essa também é uma forma de mostrar o que importa pra você, como marca, na sua cidade. Se diversificar os tipos de conteúdos gera mais engagement, ter material local diminui a distância entre você e sua audiência. Podem ter conteúdo humorístico, de reivindicação, reflexão, o que vale é mostrar o que gosta e que os outros curtam.
Divulgue suas promoções
Essa é meio óbvia, mas se a fanpage tiver muita interação, esse é o melhor canal de divulgação dos seus produtos. Você pode apostar em rádio, televisão, jornais e panfletos, só que uma página com muito engagement apaga os limites físicos de suas campanhas, e sua propaganda pode chegar ainda mais longe.
A imagem acima é de uma loja de Cordoba na Argentina, é incrível o reach de suas campanhas, a participação dos fãs e a quantidade de likes faz qualquer Starbucks ficar com inveja. E se você olhar direitinho, não é um caso pontual, praticamente todos os posts têm números realmente impressionantes. Já comprou suas Coolhaas?
Use e abuse dos Reviews
Um comentário orgânico sobre um produto tem muito mais peso do que um conteúdo original publicado na internet. Em síntese, o importante desse statement é o fato de que, se um usuário comenta, é porque ele dedicou parte do seu tempo a falar de você, coisa que não é fácil de conseguir.
Um bom exemplo de abertura ao público, a Fanpage do Parraxaxá (Recife) tem vários reviews dedicados.
Pra contar com uma página de Reviews no Facebook, você têm que fazer alguns ajustes nas suas configurações.
- Dentro da categoria de sua página, você tem que estabelecer o parâmetro Local Bussiness;
- Ter um endereço físico na sua descrição;
- Marcar a opção Show Map Box na aba “Sobre”.
Principalmente nos dispositivos mobile, os reviews têm mais força e participação. Dica: responda todos, absolutamente todos os comentários, sejam bons ou maus. Não descarte a possibilidade de incentivar os seus melhores clientes a postar as suas opiniões, um pequeno prêmio também não incomodaria a nenhum deles, tenho certeza.
Crie uma lista de E-mails
Não fique só no Facebook, aproveite o contato físico pra pedir o email dos seus clientes. É um ótimo canal pra mantê-los informados sobre promoções, novidades, mandar aquele cartão de natal, felicitar aos aniversariantes…
Lembre-se que criar bases de dados de clientes não é fácil, e se você puder fazer isso com pouco – ou nenhum esforço -, estará tendo acesso a um excelente canal para marketing de produtos e serviços. Mas não dê uma de spammer, aproveite esse canal pra conquistar mais fãs e aprofundar relações.
Crie anúncios e promoções via Facebook Ads
Esse ponto é importantíssimo, e custa muito menos do que você pensa. Se você ainda não experimentou, a hora é essa. Dedique uma parte do orçamento às campanhas pagas no Facebook, sério.
Digaí que você tem 500 fãs e que 10% interage com suas publicações organicamente – sejam amigos ou grandes admiradores. Então você para e se pergunta: Tenho tantos fãns mas poucos likes e shares na minha Fanpage… Pois é, muita gente deu o like mas pode ter desativado a opção “receber notificações desta página”
Entre as opções do Gerenciador de Anúncios, há uma que se chama “Alcançar Pessoas Próximas à Sua Empresa”. Bingo, essa alternativa faz com que a sua campanha saia na linha do tempo de quem vive próximo a você, seja ou não seu fã. Digamos que é um tipo de folhetagem virtual.
* Em tempo: Também aparece pra que esteja conectado no celular e nas redondezas – viva ao GPS.
Ora, de que vale um auditório cheio se ninguém está prestando atenção? Com os Ads, você volta a aparecer pra multidão. Seus fãs vão entrar no Face e ali estará a sua campanha. Ah, outro ponto bacana, as campanhas do Facebook não possuem um valor fixo. Você investe o que pode e, obviamente, vai alcançar uma quantidade de usuários proporcional ao investimento.
* Quando for promover posts, fotos, ou qualquer outro tipo de conteúdo, sugiro criar variáveis de títulos e horários específicos para vinculação. Daí é só acompanhar diariamente o rendimento e fazer os ajustes pra otimizar o seu investimento.
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